OTN18

Professora Responsável

Dr.ª. Yara A. Bohlsen

Graduação em Fonoaudiologia pela PUC -SP, mestrado em Distúrbios da Comunicação pela PUC -SP (1992) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela UNIFESP (2002). Especialista em Audiologia pelo CFFa.

Atualmente é professora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e do Instituto de Estudos Avançados da Audição (IEAA).

Membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa.), atuando na gestão 2014-2016, no Conselho Administrativo e no Comitê de Equilíbrio do Departamento de Audição e Equilíbrio, em que foi coordenadora na gestão anterior. Membro associado da ABA (Academia Brasileira de Audiologia). Atua como Fonoaudióloga em Diagnóstico e Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Avaliação da Audição (da criança ao idoso), em consultórios e clínicas médicas.

Carga Horária: Total de 95 horas, sendo 45 Horas/aulas teóricas + 20 horas de estudos dirigidos + 30 horas/aulas práticas

Curso via Web conferência às Terças feiras 19:00 as 22:00 horas

Aulas gravadas disponíveis 10 dias após a gravação. Ficam disponíveis para assistir até 30 dias após a última aula dada!

 

*Sujeito a alteração de Professor e/ ou data caso haja necessário

Ainda estamos organizando esse curso para 2019 – previsão de nova turma – Abril 2019!

Anatomoneurofisiologia do Sistema Vestibular e suas doenças mais comuns
A avaliação clínica otoneurológica: importancia, indicações e multidisciplinaridades. O equilíbrio corporal: sistemas sensoriais participantes, núcleos vestibulares e suas inter-relações com o SNC. A sintomatologia da disfunção do sistema vestibular.
Procedimentos da avaliação do sistema vestibular: anamnese específica e avaliação audiológica; testes de equilibrio estático/dinâmico e provas cerebelares.
Procedimentos, análise e interpretação das provas da avaliação vestibular: nistagmo posicional
Procedimentos e análise das provas da avaliação vestibular: a eletro e a vectoeletronistagmografia
Procedimentos, análise e interpretação das provas da avaliação vestibular: vectoeletronistagmografia (VENG)
Exercíos de análise da VENG e discussões de casos clínicos
Avaliação vestibular com Videonistagmografia
Video Teste do Impulso Cefálico
Posturografia
Reabilitação Vestibular: conceito, objetivos, fenomenos fisiológicos e indicações terapeuticas
Protocolos de Reabilitação Vestibular adotados em casos de vertigens agudas ou posturais
Protocolos de Reabilitação Vestibular adotados em casos de tonturas crônicas periféricas
Reabilitação Vestibular em casos centrais

 

Programa das aulas Práticas:
Aula Prática: avaliação, análise e interpretação do Exame da Função  Vestibular
Aula Prática: avaliação, análise e interpretação do Exame da Função  Vestibular  e discussão dos casos atendidos
Aula Teórico-Pratica: O uso da Realidade Virtual na  Reabilitação Vestibular
Aula Prática: Demonstração da Posturografia
Aula Prática: Demonstração do Video Teste do Impulso Cefálico

Curso terá Avaliação On Line e também Avaliação da Aula Prática para Obter Certificação.

METODOLOGIA: As Aulas ficam gravadas na plataforma até após 30 dias do curso.

Como funciona a sala virtual?

O aluno matriculado receberá login e senha pessoal para acessar a plataforma, onde encontrará será a ambiente virtual dele.

O Moodle concentra todas as atividades como: acesso a web sala , bibliografia, exercícios, provas, em fim, todas as informações do curso que está matriculado.

Nesta plataforma também é aonde você acessa sua WEB SALA para os encontros quinzenais na sala virtual com o professor. Este convite contem um link e uma senha para cada encontro. O Aluno acessa o link, inseri seus dados e a senha da sala. Pronto! O aluno poderá assistir aula em casa ou no trabalho, em qualquer lugar do Brasil, com a qualidade de ensino IEAA. Para isso, basta ter acesso a internet banda larga (consulte os requisitos mínimos).

Durante os encontros virtuais o aluno poderá visualizar e ouvir o professor, além de ter acesso aos slides e se comunicar com o professor e com outros alunos através do Chat. O aluno também conta com o suporte para qualquer problema de internet ou do seu computador.

Importante

Para manter a mesma qualidade e seriedade do curso presencial, a metodologia do ensino à distância mantém todas as características do ensino presencial.

Para computar presença o aluno deverá acessar as salas virtuais nas datas e horários estipulados, além de interagir e manter-se atento durante a aula, uma vez que o sistema utilizado permite verificar se o aluno está ausente do computador e até se ele mesmo está assistindo a aula ou não.

Com o Sistema WEB SALA IEAA, também é possível saber se o aluno sai da sala antes do final da aula, ou até mesmo, se ele minimizou a tela da aula  para ou abriu uma tela e não está prestando atenção em aula! O Sistema gera relatório de tudo! Fique sempre atento a aula!

Gravação das aulas: As aulas gravadas ficam disponíveis até um mês após o final do curso, para que o aluno possa rever os vídeos, após esse período, as aulas serão apagadas de nossos arquivos.

Computador com conexão à internet banda larga, com velocidade acima de 512Kbps.

Windows XP, Vista, 7, 8 ou 8.1 com plug-in dos aplicativos: Java, Adobe Flash Player, Windows Media Player e aplicativo leitor de formato PDF.

Navegador de internet, preferencialmente Google Chrome ou Mozilla Firefox.

Placa de som.

Caixa de som ou fone de ouvido.

Software visualizador de vídeos MP4 como o Itunes (software gratuito da Apple, disponível em: http://www.apple.com/br/itunes/download/) ou similar.

Sem essas ferramentas não será possível assistir o curso.
Custo e instalação dos requisitos listados acima são de inteira responsabilidade do candidato.

solicite mais informações pelo e-mail: cursos@ieaa.edu.br