Reabilitação

O setor de reabilitação do IEAA atua conta com profissionais especializados na reabilitação de pessoas portadoras de problema do sistema Auditivo: surdez, zumbido, tontura e processamento auditivo.


Oferecemos os seguintes serviços de reabilitação para Adultos e Crianças:

Indicação e adaptação de Aparelho Auditivo

O Paciente ao ter o diagnóstico de um médico otorrinolaringologista de que possui um perda auditiva e que necessita aparelho auditivo para melhorar sua qualidade de vida.
Por ter uma perda auditiva, esse paciente possui problemas de comunicação que acarretam problemas em se relacionar com seus familiares, amigos e o cotidiano de suas vidas.
O processo de indicação e adaptação de aparelho auditivo deve ser realizado por uma fonoaudióloga especializada nessa área. Ela fará uma avaliação das necessidades auditivas do paciente e procurará as melhores soluções para o seu problema auditivo.

Para solicitar esse tipo de serviço é necessário:
Ter um laudo médico com o diagnóstico da perda auditiva e prescrição da necessidade de uso de aparelho auditivo;
Ter feito um exame de audiometria completo (audiometria, imitanciometria, emissões otoacústicas e/ou potencias evocados-BERA), recentes, nomínimo realizado nos últimos 6 meses;
- Pode ser realizado em adultos e em crianças sem limite de idade;
- Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável.

Recomendações para a realização da Indicação de Aparelho Auditivo:
Recomendação aos acompanhantes de crianças:
A Indicação de Aparelho Auditivo pode ser feito se houver a colaboração da criança, caso contrário não será possível fazer a indicação.
Prazo de entrega: A fase de adaptação de um Aparelho Auditivo pode durar até 50 dias.
A Indicação de Aparelho Auditivo deve ser agendado com antecedência.
Para agendar, ligue para nossa Central de Atendimento 24h ou

Local: IEAA – SP ou em Atendimento Domiciliar

Terapia Fonoaudiológica para pacientes surdos (usuários de Aparelho Auditivo)

Na Terapia Fonoaudiológica, a fonoaudióloga especializada realiza entrevista, avaliação e orientação para seus pacientes em reabilitação auditiva para pacientes surdos, usuários de aparelhos auditivos .
Essa terapia é realizada para o paciente aprender a ouvir com o aparelho auditivo, desenvolver a linguagem e por conseqüência melhorar sua habilidade de comunicação.
Para agendar uma avaliação, ligue para (11) 2221-8524

Reabilitação Vestibular (Tontura e Labirintite) – indicada para pacientes com problemas de equilíbrio

A Terapia vestibular é uma das opções para tratamento de Reabilitação Vestibular (pessoas que possuem tontura, vertigem ou problemas de equilíbrio) recomendada pela Sociedade de Otorrinolaringologia.
Existem dois tipos de tratamento de reabilitação Vestibular:
• Único – Um tipo de protocolo* para qualquer distúrbio vestibular.
• Personalizado – seleciona determinados protocolos* de acordo com o laudo dos exames otoneurológicos.
A reabilitação vestibular vai adaptar o paciente às atividades que possuía antes de adquirir a disfunção.
* Protocolos são uma série de exercícios dados por determinados pesquisadores
Para uma pessoa iniciar o tratamento de terapia de reabilitação Vestibular, a princípio deverá ser agendado uma consulta com o especialista.
Recomendações para a realização da reabilitação Vestibular:
- Encaminhamento de um profissional da saúde, médico, responsável pelo paciente.
- Ter uma Avaliação Audiométrica normal com prazo de três meses.
- Ter uma Avaliação Otoneurológica com prazo de três meses.
Para agendar uma avaliação, ligue para (11) 2221-8524
Local: IEAA SP

Terapia de zumbido - indicada para pacientes que tem zumbido e que não conseguem conviver com esse problema no seu dia a dia

O objetivo dessa terapia é diminuir a percepção do zumbido e o incômodo, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Para saber se o paciente é candidato ou não a essa terapia, são realizadas avaliações das características auditivas, como presença ou não de perda de audição e tolerância a sons, e do próprio zumbido, como a sensação de freqüência ou tonalidade (grave ou agudo) e a de intensidade (fraco ou forte). Além disso, é avaliado o impacto do zumbido sobre a qualidade de vida do paciente.
A terapia fonoaudiológica do zumbido é escolhida de acordo com as necessidades e características particulares de cada paciente. Pode envolver orientações (aconselhamento), uso de aparelhos auditivos ou de aparelhos anti-zumbido (geradores de som), uso de sons ambientais (fontes ou CDs com sons da natureza) ou, até mesmo, uma terapia que combina todos esses aspectos e que é denominada Terapia de Re-treinamento do Zumbido (Tinnitus Retraining Therapy - TRT).
Cabe ressaltar que existe uma alta ocorrência de hipersensibilidade a sons em pacientes com zumbido, ou seja, uma tolerância reduzida a sons fracos ou de intensidade moderada. Este sintoma também pode ser tratado com a TRT.
Para agendar uma avaliação, ligue para (11) 2221-8524

Terapia de Hipersensibilidade a som – indicada para pessoas que possuem baixa ou ausência de tolerância a sons ambientais rotineiros

Pode ser definida como baixa ou ausência de tolerância a sons ambientais rotineiros. É denominada hiperacusia.
A hiperacusia faz a vida, em um mundo ruidoso como o nosso, difícil e produz mudanças dramáticas no padrão de vida do paciente. Qualquer som produz uma resposta exagerada ou inadequada, o paciente foge dos contatos sociais, dos passeios, do contato com as pessoas, pois o som do ambiente produz sensações desagradáveis, às vezes, dolorosas.
Muitos pacientes têm mostrado melhora na tolerância ao som usando geradores de som (um tipo especial de aparelho auditivo) que emitem um ruído. Esta terapia, conhecida como terapia do re-treinamento, sugere que a orelha pode normalizar seus níveis de tolerância ouvindo um ruído, como de um rádio fora da estação, em um nível de intensidade quase inaudível, durante um determinado período de tempo a cada dia. É necessário que o paciente faça uma avaliação com um fonoaudiólogo especialista em terapia de re-treinamento.No IEAA, temos um fonoaudiólogo especializado nesse modelo de terapia.
Para agendar uma avaliação, ligue para (11) 2221-8524
Local: IEAA SP

Terapia de Processamento Auditivo ou Treinamento Auditivo

A terapia de Processamento Auditivo ou Treinamento Auditivo consiste em um conjunto de atividades, realizadas em cabina acústica para desenvolver ou reabilitar as habilidades auditivas, necessárias para a compreensão da fala. O Treinamento Auditivo é uma técnica amplamente utilizada que tem demonstrado ser eficiente como complemento à terapia fonoaudiólogica em indivíduos com Transtornos do Processamento Auditivo (Central) ou para potencializar a Adaptação de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI – aparelho auditivo).
Quanto tempo leva: O Treinamento Auditivo pode durar entre 8 a 12 sessões, de acordo com as necessidades de cada paciente.
Indicação: Para crianças, a partir de 9 anos, com diagnóstico de Transtorno do Processamento Auditivo (Central), quando o profissional responsável pelo paciente julgar necessário. Para adultos em adaptação de AASI, quando o profissional responsável pelo processo de adaptação julgar necessário.
Recomendações para a realização do Treinamento Auditivo:
Encaminhamento do profissional responsável pelo paciente. Prévia Avaliação Comportamental do Processamento Auditivo (Central) recente (até 2 meses), para determinar quais habilidades auditivas encontram-se prejudicadas. - Ter uma Avaliação Audiométrica normal com prazo de três meses.
Recomendação aos acompanhantes de crianças: Agendar o exame em horários que a criança esteja descansada e tranqüila.
Para agendar uma entrevista com a Especialista, ligue para: (11) 2221-8524
Local: IEAA SP

IEAA - Instituto de Estudos Avançados da Audição

Av. Ataliba Leonel, 93
Conjunto 44 - Atendimento clínico
Conjunto 37 - Sala de aula
CEP: 02233-000 - São Paulo - SP

+55 (11) 2221-8524
comunicacao@ieaa.com.br

Acesse aqui o conteudo do seu curso:
Moodle IEAA

  • Compartilhe